segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Modelo de limpeza pública em SP é equivocado, diz Kassab

Prefeito afirma estudar novo modelo para varrição, em que empresa responsável também limparia bueiros

Fabiana Marchezi - Central de Notícias

Além da mudança do horário das feiras livres, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) disse em entrevista à Rádio CBN, nesta segunda-feira, 1º, que a Prefeitura está analisando uma mudança na sistemática de varrição na cidade para melhorar a limpeza pública.

De acordo com o prefeito, o atual modelo, que tem uma empresa para limpar o bueiro, outra para varrer a rua e uma terceira para limpar o bueiro, é equivocado e por isso a prefeitura estuda sua transformação.

No novo modelo, a empresa responsável pela varrição também faria a limpeza de bueiros. A licitação para o novo modelo deve ser anunciada em alguns dias.

O prefeito ainda afirmou que para a coleta do lixo há uma licitação que foi feita para 40 anos e é algo muito difícil de mudar. Com o novo modelo, porém, a expectativa da Prefeitura é de que os custos sejam reduzidos.

Segundo Kassab, no ano passado foram gastos R$ 3,6 bilhões em saúde e R$ 1,2 bilhão com limpeza urbana. "É difícil aceitar que você gaste com limpeza urbana um terço do que é gasto em saúde, porque os serviços são muito mais simples. Algo está errado e com esse modelo eu acredito que poderemos baratear os custos."

Fontes: ESTADÃO.COM.BR - Rádio CBN SP

Ouça a entrevista do Prefeito Kassab ao Jornalista Milton Jung CBN São Paulo.

Um comentário:

  1. O sistema de coleta de lixo na cidade (da varrição e limpeza de bueiros até a coleta com horário marcado) é um grande desafio para a cidade. A Lei 15.092, sancionada pelo prefeito no início do ano, prevê que as concessionárias do serviço sejam obrigadas a informar os munícipes os horários de coleta.
    A lei, de minha autoria, só traz benefícios aos cidadãos. Garante que as pessoas tenham acesso às informações corretas dos horários em que os caminhões passam em sua rua, evitando, com isso, que os sacos de lixo fiquem expostos por um longo período. A lei garante também a devida prestação de contas da gestão do serviço para a própria Prefeitura. Ou seja, os moradores passam a denunciar se o serviço não está a contento. Isso é transparêcia, é cidadania.
    No que se refere ao descarte do lixo, é necessário que a população se conscientize de seu importante papel: depositar o seu lixo em local apropriado e em respeito às leis ambientais.

    ResponderExcluir

Postagens populares