segunda-feira, 18 de outubro de 2010

30% já não se lembram do voto para deputado

no caso do Senado, 28% esqueceram pelo menos um dos votos para preencher as duas vagas

Eis aqui um sinal do Brasil profundo: 30% dos eleitores brasileiros já se esqueceram o nome do candidato a deputado federal para o qual deram o voto –a menos de 20 dias.

Os dados são de pesquisa Datafolha realizada em todo o país nos dia 14 e 15 de outubro. A situação é igualmente desoladora no caso do Senado: 28% dos eleitores já não se lembram em quem votaram para pelo menos uma das vagas de senador (havia duas em disputa).

Não houve pesquisa sobre deputados estaduais.

Como se observa nas tabelas abaixo, a falta de memória sobre o voto para deputado é maior (34%) no grupo de eleitores que não têm preferência partidária declarada.

Entre os eleitores que declaram ter preferência partidária, o maior número de desmemoriados (29%) ocorre no grupo de adeptos do PT. Os menos propensos à amnésia neste momento (20%) são os simpatizantes do PSDB.

Quando se considera a religião declarada, não há grandes variações.

Eis as tabelas que mostram a situação geral apurada pelo Datafolha, segundo preferência partidária e religião declarada:



Um comentário:

  1. É a mais pura verdade! Acho que sei pq isso aconteceu. Quando vemos tanta bandalheira correndo solta, decidimos pesquisar, procurar por candidatos mais bem formados, pesquisar sua situação econômica, ficha limpa etc e acabamos escolhendo nomes desconhecidos. Quando não temos preferência por candidatos não memorizamos o seus nomes e é natural q após alguns dias isso aconteça...

    ResponderExcluir

Postagens populares