terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Veículos oficiais de SP são flagrados sem selo de inspeção veicular

Inspeção é obrigatória em carros emplacados em SP.
Prefeitura diz que alguns dos carros estão regulares e que falta só o selo.

Do G1 SP



As autoridades alertam para a importância da inspeção veicular no combate à poluição do ar de São Paulo, mas o que se vê é um mau exemplo dado pelo poder público. A inspeção é obrigatória desde 2009 para os veículos registrados na capital paulista, mas pelas ruas o que se vê são muitos carros oficiais sem o selo do teste da inspeção veicular.

Entre os veículos flagrados estão carros da Policia Civil, do Corpo de Bombeiros e até mesmo da Secretaria da Saúde sem o selo de inspeção de 2010.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente estima que, dos veículos emplacados em São Paulo, 4,7 milhões circulem na cidade. Todos eles devem passar pela inspeção veicular, regra que existe desde 2009. Até a semana passada, no entanto, milhões ainda não tinham sido inspecionados.

Quem for flagrado sem a inspeção atualizada está sujeito a multa de R$ 550, e o licenciamento do veículo fica bloqueado. “A secretaria entende que não tem diferença se é um órgão público, se é uma instituição privada ou particular, ele está causando um dano à coletividade e vai ter que ser punido da mesma maneira”, diz Hélio Neves, assessor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Segundo a secretaria, alguns veículos oficiais flagrados pela reportagem circulando pela cidade sem o selo estão regulares, mas, por algum motivo, perderam o adesivo. “O selo é uma maneira de informar. A outra é o próprio certificado que o proprietário deve carregar junto com o documento do veículo”, afirma Neves..

Quem perdeu o selo pode solicitar outro na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que fica no bairro Paraíso, na Zona Sul. Quem não fez a inspeção de 2010 tem que pagar uma taxa e só depois vai fazer a inspeção deste ano.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros dizem que os carros mostrados foram reprovados na inspeção e que estão passando por reparos. Já a Secretaria de Saúde diz que a maioria dos carros flagrados pela reportagem fez a inspeção nesta segunda e assegura que já agendou a inspeção de outro carro.

Do Portal G1

Um comentário:

  1. A poluição de São Paulo e das grandes cidades do Brasil e do Mundo, só será reduzida com a melhoria e priorização do transporte público e das ciclovias?
    Não adianta esta "inspeção veicular" pois além dela ser driblada de uma maneira ou de outra, não reduz a poluição que seria seu principal objetivo!
    A "inspeção veicular" só serve para mascarar a falta de investimentos em transportes públicos e ciclovias!

    ResponderExcluir

Postagens populares