terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prefeitura de SP lacra supermercado por não respeitar nova lei do lixo

Estabelecimento, que fica no Ipiranga, na Zona Sul, já tinha sido autuado.
Até o momento, mais de 900 grandes produtores de lixo foram multados.

Rosanne D'AgostinoDo G1, em São Paulo
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, lacrou na manhã desta terça-feira (9) o primeiro estabelecimento comercial por descumprimento da lei que prevê que os grandes produtores de lixo devam contratar um serviço para coletar seus detritos. O supermercado Hirota, na Rua Brigadeiro Jordão, no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, já havia recebido 17 multas por desrespeitar a determinação. A gerência do estabelecimento foi procurada pelo G1, mas até as 12h10 não havia se manifestado.

“Já avisamos em novembro do ano passado que iniciaríamos uma ação de fiscalização. Vamos ter bom senso. Daqui a pouco começam as chuvas de novo. Todos nós sabemos que a questão das chuvas tem uma vinculação com o lixo. Nós sabemos que existe uma lei na cidade”, declarou o prefeito.
A lei estabelece que os locais que produzem mais de 200 litros de lixo por dia devam contratar uma empresa particular para a coleta. O decreto que regulamenta a lei de 2002 entrou em vigor no ano passado. O prazo para o cadastro das empresas junto à Prefeitura e a contratação da coleta terminou no dia 5 de janeiro. Segundo Kassab, 6 mil estabelecimentos já foram cadastrados. A expectativa é que 80 mil sejam cadastrados. Até o momento, mais de 900 grandes produtores de lixo foram multados.

O supermercado Hirota recebeu multa de R$ 1 mil e foi lacrado por cinco dias porque não contratou a coleta particular. Se descumprir a determinação mais uma vez, o estabelecimento pode ser multado novamente e fechado por mais 15 dias. Se o proprietário não regularizar a situação e o mercado for flagrado uma terceira vez, o alvará de funcionamento pode ser cassado. 
O cadastro de grandes geradores de resíduos sólidos pode ser feito no site da Prefeitura de São Paulo.

Do: Portal G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares