domingo, 18 de setembro de 2011

CET passa a multar desrespeito ao pedestre em toda SP


A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai começar a multar o desrespeito ao pedestre em toda a cidade de São Paulo a partir de segunda-feira (19).

A fiscalização dará prioridade aos centros comerciais de bairros e corredores de ônibus, além da região central e da avenida Paulista, onde as multas já são aplicadas.

Segundo levantamento da companhia feito entre julho e agosto, o número de motoristas que respeitam o pedestre subiu de 10% para 25%.
Luiz Carlos Murauskas - 02.ago.2011/Folhapress
Funcionários da CET orientam o trânsito na rua Vergueiro, em SP
Funcionários da CET orientam o trânsito na rua Vergueiro, em SP

A maior fiscalização faz parte do Programa de Proteção ao Pedestre --campanha que visa conscientizar motoristas sobre o respeito ao pedestre no trânsito.

Além da atuação dos agentes de trânsito, a partir de segunda-feira a campanha terá 633 orientadores na rua e três equipes de mímicos, que atuarão nos principais corredores de tráfego da cidade, estações de Metrô e corredores de ônibus. Até o final da próxima semana, outros 136 profissionais serão integrados ao grupo, segundo a CET.

Para reforçar a campanha um grupo apresentará durante dois meses esquetes teatrais sobre a importância da cidadania e do respeito às leis no trânsito. As peças acontecerão das 11h às 13h, nas faixas de pedestre da avenida Paulista e região, quando semáforos estiverem fechados para os carros.

SINALIZAÇÃO


Segundo a CET, do segundo semestre de 2010 até o final de agosto de 2011 já foram pintadas e revitalizadas 11 mil faixas de pedestre em São Paulo. Também foram espalhadas 1.200 faixas pelas ruas com orientações para os motoristas sobre o respeito ao pedestre. Faixas direcionadas aos pedestres também estão sendo colocadas.

A CET divulga ainda que está instalando semáforos eletrônicos em São Paulo. Segundo a companhia este aparelhos aumentam em 20% as oportunidades de travessia para os pedestres. Até fim de agosto 425 semáforos antigos haviam sido trocados pelos eletrônicos.

Um estudo está avaliando a necessidade de implantar aparelhos em faixas que hoje não têm semáforos. O primeiro novo semáforo foi instalado cruzamento das ruas Líbero Badaró com Miguel Couto, no centro.

PROGRAMA


O Programa de Proteção ao Pedestre começou em maio deste ano na região central da cidade e na avenida Paulista. No dia 8 de agosto o desrespeito ao pedestre começou a ser multado na região. No dia 1º e setembro, a campanha foi ampliada para toda a cidade e, na segunda-feira as multas passarão a ser aplicadas.

A campanha tem o objetivo de reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres até 2012. No ano passado 630 pessoas morreram atropeladas na cidade.

De acordo com levantamento da CET feito em 35 cruzamentos que já fazem parte da campanha, houve redução de 61% nos casos de atropelamento entre maio e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Foram 33 casos nestes cruzamentos no período em 2010, contra 13 em 2011.

A CET aplicou 6.746 multas por desrespeito ao pedestre desde o dia 8 até 27 de agosto. O balanço não conta com as multas aplicadas pela Polícia Militar, que também autua os casos.

As penalidades são de até R$ 191,53 e sete pontos na carteira de habilitação. As principais infrações são: não dar preferência ao pedestre na faixa, quando não há farol; não dar preferência ao pedestre na transversal; avançar na faixa sem que o pedestre tenha terminado de atravessar e não ligar a seta com antecedência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares