quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Não são 5, são 190 anos. Parabéns Jaguariaíva!

Em 15 de setembro, a cidade comemora 190 anos -não sei o porque da data, mas antes comemorava-se em 05 de maio- com espírito de uma adolescente.

Como todo ser humano que passa pela infância, adolescência, juventude e torna-se um adulto, com Jaguariaíva não poderia ser diferente. Uma história é construída e contada pelo tempo.

Como toda cidade de interior, teve seu tempo de calmaria e sossego, com o progresso vai mudando suas maneiras e costumes. Acaba aquele tempo em que se dormia com as janelas abertas e começa o tempo onde as grades e portões de ferro assumem seus papeis. Afinal todos crescemos e muitas vezes mudamos nossas atitudes.

Ao contrário da ideia que tentam passar a população, a cidade não tem apenas 05 anos. Isso mesmo, Jaguariaíva não nasceu na administração Baroni. A cidade tem uma história que deve ser respeitada e contada com orgulho por todos que amam e torcem pelo seu crescimento político e acima de tudo moral.

Passaram pela administração da cidade, inúmeros e respeitáveis cidadãos jaguariaívenses, uns com mais outros com menos êxito. Os tempos mudam e as ideias também, o que não podemos aceitar são as tentativas de matar o passado em nome de uma ideologia perdida.

Antes que aquela velha frase venha a sua cabeça, deixo claro que não sou da "turma do quanto pior melhor", muito pelo contrário, minha torcida é sempre para o melhor venha de onde vier. Estudei Educação Moral e Cívica no velho CERA e me orgulho muito disso.

Quem assistiu o desfile cívico, no último dia 7 de setembro, sabe muito bem a que estou me referindo. Se não assistiu tem a oportunidade de dar uma espiadinha aqui. Não esqueça de prestar atenção no quarto carro (Gol branco) da Secretária Municipal de Educação, note que o motorista acena para alguém com a mão direita e segue falando ao celular. Falar ao celular dirigindo por si só já é uma infração, dirigir sem nenhuma das mãos ao volante só agrava o grau da infração. Um belo exemplo passado a população por um funcionário da Secretária de Educação.

Para não estender muito vou encerrando por aqui deixando meu protesto, incrível a estrutura em equipamentos mostrado pela Prefeitura a população. É uma pena que ela não seja usada para a manutenção de ruas e avenidas em bairros mais periféricos da cidade, onde buracos estão aguardando na calçada -onde existe calçada, é claro- sua vez para entrar no leito das vias. Fica a dica.

O texto abaixo mostra a origem da cidade:

É bela e rica a história de Jaguariaíva, que tem seus primórdios calcados a partir do início do século XVII. Nesta época bandeirantes preavam índios e posteriormente tropeiros cruzaram o território pelo histórico Caminho de Sorocaba. (trecho extraído Wikipédia)

Parabéns Jaguariaíva por seus 190 anos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares