segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Veja o desempenho do vereador que pede seu voto

Por Milton Jung

(Atenção: os dados desta lista sofreram modificações às 21:40)

Uma ótima oportunidade para você analisar seu voto na próxima eleição. Os 17 vereadores que concorrem aos cargos de Senador, deputado federal e estadual tiveram seu desempenho avaliado pelo Movimento Voto Consciente que acompanha o trabalho parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.


O parlamentar que obteve a melhor avaliação foi Carlos Alberto Bezerra Jr do PSDB – que disputa vaga para a Assembleia Legislativa – com média 7,57, enquanto José Olimpio do PP – candidato a deputado federal – fechou a lista com meros 4,01. Netinho de Paula quer ser Senador e teve o sexto pior desempenho na avaliação, com 5,43.

Um destaque negativo no desempenho dos 17 vereadores foi o fato de nenhum deles ter obtido nota acima de 6 na avaliação sobre o impacto dos projetos na cidade. Em compensação, o desempenho foi muito bom em relação a presença deles nas Comissões. Com exceção de Marcelo Aguiar (PSC), todos obtiveram notas acima de 7.

Foram usados cinco critérios para determinar as notas dos vereadores: impacto dos projetos de lei apresentados; presença nas comissões; presença nas votações nominais; avaliação de seus sites; e adequação entre as promessas de campanha e os projetos apresentados. Sonia Barboza, do Voto Consciente, explica que “nem tudo que um vereador faz está nesta avaliação, e os critérios usados são aqueles que mostram o trabalho dos vereadores dentro da Câmara, que pode ser medido com objetividade”.

Veja a nota média de cada um dos vereadores avaliados:

Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB) 7,57

Eliseu Gabriel (PSB) 6,97

Gabriel Chalita (PSB) 6,94

Milton Ferreira (PPS) 6,70

João Antonio (PT) 6,29

Toninho Paiva (PR) 5,96

Mara Gabrilli (PSDB) 6,52

Penna (PV) 6,42

Francisco Chagas (PT) 6,39

Jooji Hato (PMDB) 6,32

Adolfo Quintas (PSDB) 5,48

Netinho de Paula (PCdoB) 5,43

Ricardo Teixeira (PSDB) 5,33

Gilson Barreto (PSDB) 5,33

Marcelo Aguiar (PSC) 5,19

Agnaldo Timoteo (PR) 4,98

Jose Olimpio (PP) 4,01

Na lista, não estão incluídos os vereadores inscritos como suplentes de senadores, casos do presidente da Câmara Antonio Carlos Rodrigues (PR); Goulart (PMDB) e Marta Costa (DEM).

Mílton Jung é jornalista, âncora do programa CBN São Paulo, idealizador do Adote um Vereador e autor dos livros "Conte Sua História de São Paulo" e "Jornalismo de Rádio".

 Clique aqui e confira o desempenho de todos vereadores analisados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares