domingo, 30 de janeiro de 2011

Menina de 1 ano tem parte do dedo cortado por erro de enfermeira no Hospital Mandaqui

Enfermeira foi afastada e uma sindicância será aberta.
Criança está internada no Hospital Geral do Mandaqui, em SP.


Do G1 SP

Menina de 1 ano teve parte do dedo cortado durante a retirada de uma bandagemMenina de 1 ano teve parte do dedo cortado durante
a retirada de uma bandagem
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
Uma menina de 1 ano teve parte do dedo cortado por uma enfermeira durante a retirada de uma bandagem no Hospital Geral do Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo, neste domingo (30). A enfermeira responsável pelo procedimento foi afastada por tempo indeterminado, segundo informou nesta tarde a Secretaria Estadual da Saúde.
De acordo com o pai da criança, o metalúrgico David Jefferson Bahia Príncipe, a enfermeira usou uma tesoura escolar e não usava luvas durante o procedimento. A bandagem foi colocada para imobilizar a mão da criança enquanto ela recebia medicação intravenosa.
“Chegou a cortar um pedaço do osso. Quando vi o que aconteceu, tiraram a minha filha do quarto e a levaram para uma sala. Em seguida, não vi mais a enfermeira”, conta David. Ele chegou a anotar o nome da profissional. Ainda segundo o metalúrgico, ninguém do hospital deu explicações sobre o que aconteceu com o bebê.
Segundo a secretaria, logo que foi constatado o ferimento a criança foi imediatamente socorrida ao centro cirúrgico do hospital. Ela perdeu a ponta do quinto dedo da mão direita. “Não houve possibilidade técnica de reimplante”, diz a nota da Secretaria de Saúde.
Sindicância

Uma sindicância será aberta nesta segunda-feira (31) para apurar o que ocorreu.  "O caso será informado ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a quem cabe definir as sanções profissionais cabíveis. A profissional terá direito a defesa, mas poderá ser exonerada caso seja constatada falta grave. Ela trabalha há cerca de dez anos no hospital e, até este momento, não havia registro de nenhuma falha que a desabonasse”, diz a secretaria.
A menina estava internada no Hospital Geral do Mandaqui desde sábado (29) para tratamento de anemia falciforme. O pai registrou um boletim de ocorrência no 9º DP e a menina segue internada no hospital.

Do Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares