Ver. Ainbal de Freitas e Rafael Carvalho do Adote um Vereador |
Aproveitando a oportunidade agendei uma visita ao vereador Gilberto Natalini, a seu convite, para discutirmos a falta de médicos na UBS da Vila Rica (na minha região e onde faço meu tratamento de saúde). O que me surpreendeu nesta visita foi a constatação de que a falta de médicos pode não ser por questões salariais, como fui informado por alguns médicos que trabalharam por ali. Segundo o vereador Gilberto Natalini, a falta de médicos se justifica pela falta de profissionais no mercado com interesse em assumir um vinculo com os pacientes como exige o PSF (Programa de Saúde da Família). Médicos recém formados preferem trabalhar na região central, onde podem manter 2 ou 3 empregos no sistema de plantão sem manter o vinculo com pacientes por razões óbvias (atendem um paciente em uma emergência e dificilmente terão contato novamente com ele).
Agenda cumprida com os vereadores fomos a galeria assistir a sessão extraordinária, Rafael em sua primeira visita a casa ficou assustado com o que somente via TV Câmara acompanhava. Eu embora ausente nos últimos anos já estive na casa muito mais do que se imagina, por questões profissionais é lógico, apresentei-lhe a "casa do povo".
Faixas de sindicalistas exigindo a votação do PL 500/10 |
Com problemas no sistema de leitura biométrica, impossibilitando as votações nominais, olhando para o painel parecia estarmos no país das maravilhas com 55 vereadores presentes. Olhando para o plenário vem a decepção, apesar de não conseguir contar o número exato dos presentes, tinha um PM que não me deixava descolar a bunda da cadeira para fazer uma contagem exata (eu levantava e lá vinha ele "o senhor tem que assistir sentado" pelo menos uma meia dúzia de vezes), um grande número de vereadores estavam ausentes. Apenas para citar um exemplo, o vereador Agnaldo Timoteo (PR) esteve por lá no início da sessão quando fez seu pronunciamento contra o suposto racismo de um deputado, na primeira suspensão dos trabalhos pelo presidente da casa ele sumiu como em um passe de mágica.
Isto é um banco? |
Como estava por lá afim de registrar tudo, não perdi a oportunidade de registrar a condição de trabalho do operador de câmera da TV Câmara que estava ao meu lado. Sentado em um caixote com uma almofada, vez ou outra levantava para dar uma esticada na coluna. Não bastasse a operação de um aparelho jurássico ainda tem que sentar-se em um caixote prejudicando sua saúde.
Aproveitei minha passagem pela casa e fiz uma breve visita a Ouvidoria do Parlamento para conhecer e registrar minha reclamação contra o vereador Agnaldo Timóteo (PR), que mantém em seu perfil da CMSP link para seu site profissional onde divulga a agenda de shows e um outro que utilizou em sua campanha a deputado federal na última eleição. Minha opinião sobre o atendimento é bom, apesar de ter melhorado quando me identifiquei como membro do Adote um Vereador. O prazo para uma resposta é de 10 dias úteis.
Este é o relato de uma tarde agradável na "casa do povo", que apesar de cansativo prometo passar por lá mais vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário